A criação e divulgação de um livro digital passam por uma série de etapas importantes, que incluem análises, conhecimento técnico de algumas áreas e até mesmo o domínio de ferramentas.
Para aprender como montar um e-book, você e sua equipe devem estar focados, entre muitas outras coisas, nas suas personas, na escolha de temas relevantes, na vontade de escrever bastante conteúdo, no aspecto visual e na criação de landing pages.
Para te ajudar nesse processo, vamos mostrar cinco dicas essenciais para saber como montar um e-book para seu blog. Confira!
Estude as personas para ajudar na escolha do tema
O assunto do seu e-book não deve ser baseado apenas no segmento dos produtos que você vende ou pelos textos do blog. Eles devem ser bases complementares às suas personas.
Por exemplo, se você tem uma loja virtual que vende acessórios de informática, nada adiantaria escrever um material incrível sobre as “5 tendências em tecnologia para desktops em 2016” se o público não demonstrar muito interesse pelo tema.
Você pode analisar os produtos que mais vendem em seu e-commerce, os que mais recebem avaliações positivas ou os que têm as taxas de abandono de carrinho mais altas, e vale lembrar que é importante criar e-books para eliminar qualquer dificuldade da persona, quando o motivo pra desistência não for preço, frete, condições de pagamento etc.
O comportamento dos visitantes em seu blog também pode ser fonte de inspiração, especialmente nos temas de posts mais visitados ou comentários. O importante é que você pense em um e-book que ajude a resolver um problema da sua persona.
Defina o tipo e escolha um título matador
Quando falamos em tipo de e-book, estamos nos referindo as estruturas de conteúdo que ele pode ter, como Guias, Tutoriais, Listas e Glossários. Isso está diretamente ligado aos títulos dos e-books, pois geralmente o formato já é exibido logo de capa. É comum encontrar pela internet livros digitais com “15 dicas para…”, “Como fazer…”, “Como aprender…”, “O Guia do…”.
A definição do título tem muita relevância porque é o que mais aparecerá em chamadas para ação em seu blog, nos resultados do Google ou em menções em outros sites. Por isso você deve prometer algo muito valioso para o público logo de cara.
Outro detalhe, não hesite em escrever bastante, é normal que um e-book tenha dezenas de páginas. A chave para a boa aceitação desses materiais é que eles são detalhistas e completos sobre o assunto tratado.
Monte sempre a melhor capa
O desenho da capa é muito importante, já que ele é uma espécie de cartão de visitas do seu e-book. Aqui entra a parte do conhecimento técnico e do domínio de ferramentas. É bom saber ou ter alguém na sua equipe que trabalhe bem com Photoshop, Indesign, Corel ou até mesmo Power Point.
Não necessita ser nenhum expert, porém quanto melhor visualmente sua capa estiver, mais chances de conversão.
Use imagens e links
A vantagem de um e-book é a variedade de itens que podem ser acrescentados. Aproveite essa liberdade e coloque imagens para ilustrar os conceitos passados no texto, usar somente palavras pode tornar a compreensão mais difícil e a leitura entediante.
Já os links podem ser interessantes para você gerar tráfego para páginas do blog e, principalmente, do seu e-commerce – quem sabe conversões não surjam diretamente do seu livro digital?
Crie uma landing page atraente
As páginas de inscrição são fundamentais para você atingir o primeiro objetivo do seu e-book: a conversão, ou seja, o download.
Nas landing pages, o visitante normalmente só tem a opção de colocar seus dados para baixar o material ou fechar a página. Logo, trate de expor os principais benefícios do seu livro digital para o consumidor claramente, explique um pouco do que terá ao longo do e-book e não enrole muito. Se ele já chegou até esse ponto, é porque ele já está interessado em seu material.
O e-book é uma das formas mais interessantes de educar o mercado, melhorar a relação da marca com o consumidor, crescer sua lista de contatos e nutrir seus leads.
Agora que você sabe como montar um e-book, recomendamos a leitura dos 6 mandamentos para criação de conteúdo, pois será bastante útil nos momentos que você precisar de uma forcinha na escrita.