Todos nós sabemos o quanto um cliente é importante para uma marca, principalmente quando enviamos campanhas de e-mail marketing. Mas talvez, mais importante que um cliente se cadastrando para receber as campanhas, é oferecer a ele a possibilidade de descadastro de recebimento dos e-mails. E como fazer isso da melhor forma?
O link de descadastro, apesar de não ser obrigatório, é extremamente recomendado em seu HTML. A grande maioria das marcas dificulta para o usuário encontrar este link, posicionando-o no rodapé da mensagem, com uma fonte pequena e cor cinza clara com fundo branco, prejudicando a leitura.
Isto não é uma boa prática, pois força seu usuário a procurar este link, descendo até o final da mensagem para encontrar a opção de descadastrar. Veja neste exemplo:
Muitas vezes, ao deixar o usuário confuso e irritado procurando o link de descadastro, pode resultar em clicar diretamente no botão SPAM ou de descadastro do próprio provedor de e-mail (Hotmail, Gmail, Yahoo!…), fazendo com que sua reputação de enviador piore e todas futuras mensagens enviadas a este usuário serão enviadas para caixa de spam.
O recomendável é deixar a informação de descadastramento bem clara ao destinatário, de preferência no topo do e-mail, com uma fonte legível a todos. Adapte também o texto de acordo com o seu público alvo, já vi muitas campanhas nas quais o link de descadastramento está escrito em inglês.
Alguns provedores de e-mail também recomendam ter como forma de descadastro o MAILTO, ou seja, o usuário responde a campanha solicitando o seu descadastro, e para isso você deverá gerir manualmente este controle, e respeitar a vontade do usuário.
Agora se você utiliza e-mails “nao_responder@” ou “no_reply@”, como pretende se comunicar com seu assinante? Lembre-se que o canal deve estar aberto a perguntas, dúvidas e reclamações.
Mas, e se ele clicar, como faço para minimizar a perda?
Ofereça-o um soft-opt-out, ou seja, preferências de recebimento das campanhas ao seu usuário, tal como frequência semanal ideal, dias específicos de recebimento, temas e assuntos relevantes, e até horário preferido.
Assim você reduz a possibilidade de insatisfação, e mantém seu lead, fidelizando ainda mais ao segmentar de acordo com seu gosto.
Caso não consiga incorporar um centro de preferências, pergunte ao usuário que está se descadastrando o motivo de seu opt-out e estude as respostas, tentando identificar o perfil de usuário com sua frequência de envio. Adapte de acordo com o que foi aprendido e teste, sempre!
Texto anteriormente publicado no blog da Return Path.
2 Comments
Como já é padrão nos e-mails o descadastramento ficar no rodapé dos e-mails, isso não seria realmente algo tão negativo assim, seria? Deixar o botão de descadastramento muito fácil ao alcance do mouse não pode fazer com que descadastramentos acabem ocorrendo quase que sem querer, por descuido ou em um momento de dúvida?
Oi Rosana,
O descadastramento “sem querer” acho muito difícil, até porquê para sair das listas geralmente passa-se por duas ou três etapas. No mínimo, por uma tela de confirmação. Logo, se a pessoa sair, será por vontade própria.
Mas acredito que pode ficar sem problema algum no rodapé, desde que não esteja escondido. 🙂