O comércio eletrônico está sendo uma opção para lojistas fugirem da crise, por isso cada vez mais pessoas pensam em montar uma loja virtual, para que essa ideia se torne realidade e saia do papel, hoje vou apresentar algumas dicas básicas para começar seu negócio online.
De início você precisa entender o que é básico e a importância de cada coisa, para não demandar tempo demais em apenas um assunto. Neste artigo vou falar de 5 ferramentas para quem está montando sua primeira loja virtual, se você já tem uma loja, pode acompanhar o texto para ver se você está fazendo isso mesmo, ou se algo acabou ficando para trás.
A primeira coisa que precisamos entender é que lojas virtuais não são lojas físicas, na internet está todo mundo no mesmo lugar, então não existe o melhor ponto comercial, todas as lojas estão no mesmo lugar o caminho é o mesmo.
Localização não será um dos seus diferenciais, assim como ter muitos conhecidos não vai fazer tanta diferença. Não adianta vários amigos homens, se a sua loja vende bijuterias eles nunca vão ser seus clientes assíduos, a parte boa é que eles continuam sendo seus amigos.
Hora de botar a mão na massa, antes de iniciar com as 5 ferramentas quero te ajudar a escolher o seu nicho de mercado. Criei uma teoria para facilitar essa escolha, basicamente você precisa encontrar o ponto comum entre algo que tenha demanda, ou seja, que existam pessoas querendo comprar.
Algo que você goste/seja apaixonado, se não ao longo do tempo você será vencido pelo stress e por algo que dê dinheiro, porque você precisa pagar as contas para continuar na internet. Exatamente como mostrar no gráfico abaixo.

1- Produto Estrela

A primeira ferramenta para montar uma loja virtual, não é exatamente uma ferramenta, é um produto. Mas aqui eu quero que você entenda como usar esse produto como estratégia para conquistar seus clientes. Produto estrela é um produto com melhor valor do mercado, lembrando que preço e valor são coisas diferentes.
Você precisa ter um produto que não valha a pena comprar de nenhum outro site da internet além do seu. Assim você vai ganhar clientes, depois é só trabalhar para que esses clientes voltem. Não estou dizendo que a sua loja precisa ter apenas um produto, mas precisa de um produto estrela.
demanda-paixao-lucro

2- Plataforma

A plataforma não é mais importante do que nenhuma estratégia de vendas, não adianta ter a plataforma mais cara do mercado se você vende a mesma coisa que todo mundo, se você não tiver algum diferencial.
Mas claro que você precisa ter uma plataforma que te ajude a vender, um checkout simples, recuperação de carrinho, versão mobile, layout. Estude as necessidades específicas do tipo de produto que você vai vender e verifique se a plataforma atende todas as necessidades.

3- Chat

O atendimento de uma loja virtual é MUITO importante e ter um chat para atendimento faz com que os clientes se sintam seguros, antes de realizar a compra eles podem dar um oi e tirar dúvidas rápidas.
E isso vai ser suficiente para o cliente ver que realmente existem pessoas por trás dessa loja e que ele pode comprar. No vídeo abaixo eu mostro 3 ferramentas gratuitas e explico como você pode fazer para usá-las.

4- E-mail marketing

Outra forma de se comunicar com seu cliente é por e-mail, lembre seu cliente que sua loja virtual existe, envie e-mails, mas não envie spam. Faça listas segmentadas para cada tipo de cliente. Use esse canal de comunicação para chamar o cliente até a sua loja virtual e não para afastá-lo.
Não envie e-mails todos os dias para todo mundo, se vende shampoos, separe sua base entre pessoas louras, morenas, ruivas, cabelo afro… E quando tiver alguma promoção envie apenas para esse tipo de cliente, não envie e-mail de shampoos pra cabelos cacheados para quem tem cabelo liso. Mais sobre e-mail marketing.

5- SEO

Para ajudar sua loja a ser encontrada na internet, use o SEO a seu favor, quanto mais bem posicionada sua página estiver, mais chances de você vender. Cuidado com empresas que oferecem milagres prometendo deixar sua loja bem posicionada, antes de contratar qualquer tipo de serviço, entenda melhor sobre o assunto, assim você pode saber se o que está sendo feito realmente vai dar o resultado.
E não espere ter 10 pedidos por dia contando apenas com as visitas do Google, elas são importantes, mas você precisa ser encontrado de outras formas também.


Sim, as dicas estão super resumidas, minha ideia era dar um norte para quem está começando. Não adianta montar uma loja virtual se você não se preocupar como ela vai ser encontrada, ou como você vai atender seus clientes. Tenho um artigo onde falo detalhadamente de todas as partes do processo de como montar uma loja virtual, você pode ler este artigo para tirar suas possíveis dúvidas.
Espero que eu tenha conseguido te ajudar a direcionar suas ideias e seus esforços nessa tarefa de montar uma loja virtual. O objetivo é ajudar micros e pequenos empreendedores do comércio eletrônico como é simples vender.
E uma frase que eu sempre digo: não tenha vergonha de ser pequeno, todas as lojas começam pequenas. Ou você acha que a Netshoes começou desse tamanho que ela é hoje?
Montar uma loja virtual é uma caminhada longa, assim como uma loja física é um processo a longo prazo, mas só pelo fato de você estar lendo este texto significa que você está pesquisando o assunto e indo atrás de conhecimento. Então você tem grandes chances de se tornar um e-lojista bem sucedido.
Boas vendas!

Author

É formado em administração de empresas com especialização em Marketing digital e gestão de vendas e apaixonado por tecnologia e comercio eletrônico. No mercado de tecnologia desde 1997. É um dos sócios da D Loja Virtual e é o responsável pela área comercial e marketing da empresa.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.