Muitos empresários, principalmente em pequenas empresas, priorizam as operações diárias de sua loja, relacionadas à venda e ao controle de estoque, deixando a organização financeira de lado. O fato é que, independente do tamanho da empresa, conhecer os valores exatos e controlar o fluxo de pagamentos e recebimentos é fundamental para a sobrevivência de um negócio.
A falta de organização em relação a despesas e lucro faz com que muitas empresas fechem suas portas em poucos anos de funcionamento. E, na verdade, nem é tão difícil manter tudo em ordem. Quer saber como fazer?
1# Em primeiro lugar, procure manter o planejamento financeiro em dia, levando em consideração todos os aspectos do orçamento. Estabeleça objetivos, estratégias, metas e projeções reais para o futuro de forma sólida e definida para que não perder o controle das despesas e não ser pego de surpresa por algo que não aconteceu como esperado.
2# Outro ponto importante é saber separar a conta empresarial da pessoal, mesmo que a empresa seja pequena. Os empresários precisam ter em mente que um negócio precisa de tempo para apresentar lucro e que é preciso ter uma conta independente para o controle financeiro do negócio, analisando as movimentações e a questão da lucratividade sem complicações.
3# Para manter as despesas controladas, é fundamental acompanhar o fluxo de caixa, verificando todas as entradas e saídas de dinheiro para que se tenha uma visão mais ampla da situação financeira do negócio. Um software de gerenciamento pode ser útil, neste caso, para tornar a atividade mais precisa em relação a todas as movimentações, além de personalizar o processo com base nas necessidades de cada empresa.
4# Toda empresa precisa de um capital de giro para que o negócio se desenvolva com tranquilidade. Porém, não basta ter um dinheiro disponível no caixa, é preciso saber como aplicá-lo, cuidando, em primeiro lugar, das despesas imediatas, o que manterá a empresa saudável e uma boa reputação em relação ao mercado e aos próprios consumidores. As pequenas despesas, aliás, devem ser colocadas em primeiro plano – e é por isso que é tão importante controlar todos os gastos, desde os menores até os maiores.
Não é tão simples manter o controle financeiro de uma empresa, mas basta ter organização, certo? Não corra o risco de prejudicar o desempenho de seu negócio por conta disso. Mãos à obra e bom trabalho!