Você sabe o que é Phishing? Em inglês, “phishing” significa pescaria. E é exatamente isso que acontece com essa prática, cujo objetivo é “pescar” informações e dados pessoais importantes por meio de mensagens falsas.
Sabe aquele e-mail que você recebe informando que os seus dados bancários precisam ser atualizados? Essa é uma prática bem utilizada na busca pela captação de informações pessoais que podem ser utilizadas, amplamente, no meio digital. Já uma outra maneira bem comum é mais rebuscada. Existem “pescadores” que imitam sites de bancos e outras instituições para roubar os seus dados.
Ou seja, nunca clique em um link que você não tem total confiança e nunca digite seus dados bancários em portais e sites suspeitos.
Um perigo bem comum é quando o usuário acessa um link phishing do computador da empresa na qual trabalha. Este vírus que fica na máquina pesca todas as informações, sejam pessoais ou empresariais. Desta maneira, além de prejudicar sua idoneidade financeira, também pode vir a prejudicar a empresa e informações sigilosas da empresa pode cair em mãos erradas.
E, 2016, não tem boas perspectivas. Teremos um ano de extorsão online como phishing e ransoware. Uma projeção que precisa de cuidado e atenção, pois em 2020, as perspectivas são de que 95% das falhas e informações sigilosas das empresas serão decorrentes das pessoas.
Veja mas sobre estas projeções para o futuro neste infográfico abaixo.
Aprenda a como se proteger do phishing, ransonware e de outras ações inseguras
A evolução da tecnologia mudou a forma dos negócios e, junto com ela, as ameaças acompanharam esta tendência. O cenário atual expõe criminosos virtuais em constante evolução e é preciso estar sempre a um passo à frente para não expor a empresa e desestabilizar a sua credibilidade perante o mercado.
Portanto, as proteções de dados corporativos, bem como informações sigilosas de clientes, têm se tornado cada vez mais um tema fundamental a ser trabalhado com extrema atenção dentro das organizações.
Muitas empresas ainda não possuem a maturidade e conhecimento necessário para enfrentar este problema. Estabelecer políticas de segurança aos colaboradores, programar e atualizar constantemente os sistemas, adotar tecnologias especificas para o seu tipo de negócio, entre outros, são fatores que podem evitar um grande impacto negativo na operação de qualquer empresa, seja ela pública ou privada.