Defendo muito em sala de aula a importância do visual de qualquer tipo de conteúdo. Além de demonstrar capricho para seus clientes/consumidores, um visual bem cuidado proporciona uma experiência agradável e atrativa. Diminui sua rejeição e aumenta consideravelmente as chances de compartilhamento e consequente alcance do seu discurso.
Mas isto vai muito além do básico como evitar blocos de textos grandes, destacar termos mais importantes com negrito, itálico e sublinhado e respiros para leitura com subtítulos. Neste infográfico (nem tão bonito assim), a americana Kwiktum Media desenhou alguns dados bem relevantes, destaco dois:
• 90% de informação transmitida ao cérebro é visual.
• O cérebro processa informação visual 60 mil vezes mais rápido do que texto.
Leia também: Como fazer Infográficos sem gastar muito
O grande desafio de quem desenvolve conteúdo para internet hoje é conseguir encontrar o “Wow Factor“, algo que além de útil, é atrativo. A ideia é tentar transformar algo tão útil como um estudo de mercado em algo muito atrativo que gera compartilhamentos como um gatinho brincando com um novelo de lã.
A Sweet Spot, Teoria que conheci pelo material de pesquisa fornecido pelo LinkedIn. Traz um conceito bem parecido exemplificado de outra maneira. O objetivo aqui é buscar a intersecção entre o conteúdo “valioso de compartilhar” e “fácil de consumir“.
Conteúdo Richmedia com SlideShare
Eis que quando comecei a dar aulas de Marketing de Conteúdo no LinkedIn encontrei um poder que não imaginava em uma ferramenta que supostamente já conhecia: o SlideShare. O Canal Social vai muito além de um simples lugar para arquivar e compartilhar suas apresentações.
Empresa do LinkedIn, o canal é totalmente integrado com a relevante rede corporativa. Sendo que mostra um conteúdo richmedia (como um slide ou vídeo) diretamente na timeline da rede. A ferramenta aceita arquivos em pdf, Power Point, imagens e até vídeos. Além disso, o SlideShare também é uma rede social e está completamente otimizado e simplificado para incentivar o compartilhamento.
O ponto é: por que não incluir um material Wow Factor no SlideShare? Por que não utilizá-lo como mais uma oportunidade de mídia? Quer ver?
Separei 9 dicas do Guia de Marketing Sofisticado no LinkedIn para ajudar a garantir o melhor uso do seu conteúdo no SlideShare. Incorporei aqui:
1 Comment
Pingback: Live Commerce: O Instagram funciona para e-commerce? - Live Commerce: a Revolução das Compras e do Comércio Ao Vivo