Empreender não é fácil: requer muita responsabilidade para gerenciar as demandas, disposição para lidar com os problemas, atenção para acompanhar as tendências de mercado e a concorrência. Mas, uma vez que você opta por esse caminho, vale a pena continuar.
Para inspirá-lo, trouxemos hoje alguns pensamentos de Bill Gates, simplesmente o homem mais rico do mundo segundo a revista Forbes. A fortuna não é por acaso: sua empresa, a Microsoft, foi a responsável por desenvolver e popularizar o computador pessoal (PC) da maneira como conhecemos hoje, e o sucesso foi exponencial.
1. O tamanho trabalha contra a excelência
A primeira lição de Bill pode parecer óbvia, mas é frequentemente deixada de lado. Muitos empreendedores, ao se empolgarem com o sucesso inicial do empreendimento, investem mundos e fundos para ampliar o negócio sem ter muita clareza de qual será o próximo passo.
Se você tem uma loja virtual que vende para todo o Brasil e deseja levá-la para o resto do mundo, por exemplo, tenha em mente que será preciso adaptar toda a sua logística para essa nova realidade. Com o atendimento é a mesma coisa: quer passar a responder consultas de clientes também pelas redes sociais? Considere que não será possível utilizar os mesmos procedimentos do telefone e do e-mail.
O objetivo principal do seu negócio deve ser continuar crescendo, claro. Mas talvez seja melhor fazer isso horizontalmente (
2. Seus clientes menos satisfeitos são sua maior fonte de aprendizado
Já falamos no nosso blog que a melhor propaganda é feita por um cliente satisfeito, pois poucas iniciativas de marketing são mais poderosas do que o boca a boca. Por outro lado, os consumidores que não estiverem tão contentes com o produto ou serviço do seu negócio também têm um grande valor.
Eles demandam uma atenção extra da parte da sua equipe, pois possuem informações diferenciadas a respeito dos seus erros e acertos. Tente realizar algumas interações via e-mail ou mesmo uma ligação curta para entender os motivos que os fizeram desistir da sua marca. Será o preço? Uma oferta melhor da concorrência? Ou eles simplesmente não tinham nenhuma ligação afetiva? Você pode utilizar o modelo de Aaker para direcionar as perguntas.
Além dos insights estratégicos que suas experiências promovem, clientes insatisfeitos podem ser um desafio para o seu suporte. Querem uma compensação, precisam ser monitorados para evitar crises de imagem, requerem um esforço extra para serem fidelizados novamente. Veja-os como uma excelente oportunidade de evolução.
3. Os líderes do futuro serão os que empoderam os outros
O que diferencia um chefe de um líder? Enquanto o primeiro simplesmente dá ordens e cobra resultados dos subordinados, o segundo sabe orientá-los em tomadas de decisões, explorar seus pontos fortes e ajudá-los a evoluir.
Outras comparações podem ser feitas: o líder, ao contrário do chefe, mantém a equipe motivada e faz um planejamento a médio e longo prazo, em vez de pensar apenas no quadro imediato. Tais conceitos vão diretamente de encontro com a crença de Bill Gates: ele defende que a principal habilidade de liderança é o empoderamento dos colegas de trabalho.
O segredo, portanto, é entender quais as principais habilidades de cada pessoa da equipe e oferecer a ela todos os recursos necessários para que possa desenvolvê-las. Trata-se de dar aos subordinados o poder de crescerem e superarem suas próprias dificuldades e dúvidas. Nas palavras do próprio fundador da Microsoft: “se você mostrar às pessoas os problemas e as soluções, elas estarão dispostas a agir.”
4. A maneira como você gerencia as informações determina se você vai vencer ou perder
Você não quer tomar decisões de negócio baseadas apenas em suposições, e sim em números concretos ou estatísticas confiáveis. Por isso, é importante saber coletar os dados certos a respeito do seu público e aproveitá-los da melhor maneira.
Pense em seu funil de vendas e faça uma lista de todas as variáveis do processo de compra, tentando identificar quais fatores levam seus clientes a fazerem suas escolhas. Se você tem um e-commerce ou um site, por exemplo, pode experimentar o Google Analytics para medir conversões e entender o comportamento dos usuários em cada página.
A inteligência de informações (ou business Intelligence, em inglês) tem um impacto tão positivo na estratégia das empresas que, em algumas delas, tem sua própria equipe dedicada. Não dispense a oportunidade de avaliar o material que você já possui e utilizá-lo para planejar suas próximas ações.
5. A inovação realmente vira o jogo
A história da Microsoft começou com o lançamento do computador pessoal (PC), passando pela venda do primeiro sistema operacional e atingindo seu clímax com o Windows 95 (que possibilitou, entre outras coisas, o acesso dos usuários domésticos à internet). Bill defende a inovação como essencial para o sucesso, e não parece estar errado.
Afinal, para que serve um produto igual a dez outros? Ou um serviço que não traz nenhuma vantagem para quem o utiliza? Seu empreendimento precisa de diferenciais, tanto na proposta quanto no que oferece. E essas diferenciações devem ser constantes, ou eventualmente a concorrência as tornarão obsoletas.
Lembre-se do conselho de um outro grande nome do mundo business (Seth Godin): “não procure clientes para o seu produto – encontre produtos para os seus clientes”. Tenha bem claro o público que você deseja conquistar e fidelizar, e procure identificar as necessidades mais básicas e cotidianas para entender como atendê-las de uma forma que ninguém fez.
Espero que este artigo tenha inspirado você a começar a empreender ou continuar investindo em seu próprio negócio. Finalizo com um último conselho de Bill Gates: “nunca se compare com ninguém neste mundo. Caso o faça, entenda que você estará insultando a si mesmo.”