O carrinho abandonado é um dos principais obstáculos das vendas no e-commerce, porque influencia diretamente no faturamento. Segundo pesquisa da Ve Interactive, em 2015, a média de abandono atingiu 83,73% para as lojas virtuais brasileiras.
Confira cinco atitudes que podem diminuir as chances de ter carrinhos abandonados em sua loja virtual:
1- Aposte em ferramentas de conversão
Quando seu cliente desiste da compra no meio do caminho, uma das alternativas é investir em overlay de abandono, uma mensagem que aparece quando o visitante do seu site dirige o cursor para o ícone de fechamento da página.
Coloque uma frase divertida ou até mesmo ofereça algo para que o cliente permaneça no portal.
2- Envie um e-mail de resgate
Logo após a saída dele do site, você pode enviar um e-mail marketing com os produtos que ele buscou, incentivando-o a concluir a compra. Este processo pode ser automatizado e ajuda a estimular uma conversão imediata.
3- Ofereça vantagens
Vale conceder descontos nos produtos escolhidos que ainda estão registrados no carrinho ou na compra por inteiro, o que pode contribuir na decisão de finalizar. Também é indicado disponibilizar sempre que possível o frete grátis, assim como oferecer opções de desconto total ou parcial na entrega, para reativar carrinhos abandonados.
4- Invista no atendimento
Além de colocar uma seção de dúvidas frequentes na sua loja virtual, aposte em um chat online, para que as perguntas do consumidor possam ser respondidas imediatamente. Mesmo após a compra, essa ferramenta ajuda a esclarecer dúvidas sobre prazo de entrega, pagamentos e outras questões.
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5- Facilite o processo de checkout
Quanto mais simples o processo de finalização da compra, mais fácil será para o cliente realiza-la. Tenha em mente que, por mais que algumas informações sejam importantes para a sua loja virtual, não é todo consumidor que tem paciência para fornecê-las.
10 elementos críticos de uma efetiva página de checkout em e-commerce
Priorize as relevantes e ofereça uma opção de checkout express – ou checkout em uma página. Isto acelera o processo e permite que os clientes do e-commerce finalizem a compra sem necessidade de criar uma conta na loja.