E agora? Assim que tudo estiver funcionando, é hora de começar a gerar tráfego para sua loja online e realizar vendas. Independentemente de você estar tentando conquistar sua primeira venda ou já possuir experiência no ramo, sempre é bom encontrar outras formas de promover sua empresa.
Se você deseja promover um produto, leia esta lista para encontrar uma estratégia que possa utilizar no seu negócio.
1- Guias de Presentes
O que você faz quando está com dificuldades para encontrar uma boa ideia de presente? Se você for como a maioria das pessoas, digitará “ideias de presentes para colegas de trabalho” ou “presentes únicos de aniversário” no Google. Em seguida, você pesquisará entre os inúmeros guias de presentes que serão apresentados nos resultados da pesquisa.
Por que não fazer com que seu produto esteja incluso nesses guias? Eles existem para praticamente qualquer segmento, tipo de pessoa ou data comemorativa que você possa imaginar.
Procure aqueles que estejam ranqueados nas primeiras páginas do Google e entre em contato para ver se você consegue ser incluso. Eles podem gerar bastante tráfego para a sua loja virtual.
2- E-mail Marketing
O e-mail é o segundo canal mais eficiente de aquisição de clientes, atrás apenas da busca orgânica. E, enquanto possa levar algum tempo para ficar bem classificado nos motores de busca e obter tráfego orgânico, o e-mail começa a funcionar de imediato. É por isso que você deve começar a utilizar o e-mail para promover sua loja online.
Não é preciso gastar todo o seu tempo escrevendo e enviando e-mails. Facilite sua vida ao configurar um conjunto de campanhas de e-mail automatizadas e projetadas para ajudá-lo a vender mais.
Existem diversas opções, como enviar e-mails para novos assinantes e oferecer-lhes algum incentivo para comprarem, ou enviar e-mails a visitantes que abandonarem seus carrinhos de compra, junto a um lembrete para que concluam sua compra.
3- Comece um Programa de Afiliados
Se você estiver com dificuldades nas vendas e não possuir dinheiro para contratar alguém capaz de ajudá-lo com as vendas e com seu marketing, considere incluir um programa de afiliados na sua loja virtual. Você pode fazer com que outras pessoas promovam seu produto, em troca de uma comissão. Apenas será necessário pagar caso elas façam uma venda.
Os programas de afiliados geralmente funcionam através da criação de URLs personalizadas para cada pessoa que promover seus produtos. Elas podem compartilhar esse link nas redes sociais, em um post de blog que esteja avaliando seu produto ou até mesmo em um vídeo do YouTube no qual seu produto esteja sendo exibido.
Por meio dos links personalizados, você poderá rastrear quais pessoas estão gerando vendas, para que seja possível recompensá-las.
4- Comunicação é a alma do negócio
Ganhar publicidade é uma ótima maneira de alcançar novos clientes e ajudar mais pessoas a conhecer seu produto. Também é algo sabidamente difícil de conseguir fazer. Os grandes jornalistas são “inundados” com press releases e pedidos de cobertura de inúmeras histórias. Ao invés disso, aumente suas chances ao segmentar apenas os bloggers.
Em vez de enviar press releases aos bloggers, entre em contato com um e-mail pessoal e pergunte se você pode enviar-lhes uma amostra. É possível segmentar bloggers da sua área de atuação, sites com foco em produtos e até mesmo influenciadores nas redes sociais.
5- O Periscope pode ser uma boa opção
Embora o Periscope seja uma rede social bastante recente, ele já demonstrou seu potencial de marketing. Muitas empresas estão fazendo divulgação nessa ferramenta de transmissão em tempo real. Os primeiros usuários geralmente obtêm muito sucesso no longo prazo nas redes sociais.
Portanto, vale a pena entrar de cabeça agora mesmo, ao invés de esperar até que a plataforma fique grande.
Existem muitas formas pelas quais você pode utilizar o Periscope para promover seu produto. Em particular, é possível utilizá-lo para oferecer uma demo do seu produto, responder dúvidas através de um Q&A e até mesmo levar seus clientes aos “bastidores”, para mostrar-lhes aquilo que é especial na sua maneira de fazer as coisas.
6- Não esqueça do Pinterest
O Pinterest é “o” lugar para se estar, caso você queira comprar ou vender produtos produtos em alta no mercado online. 93% dos “pinners” ativos afirmaram utilizar o Pinterest para planejar compras. Sem grande surpresa, muitas pessoas utilizam o Pinterest para montar listas de desejos.
Isso o torna um excelente lugar para fazer o marketing de produtos. O melhor ainda é que os pins tendem a permanecer ativos por muito tempo. Não é raro que pins sejam visualizados meses após a sua publicação.
Otimize seus pins ao publicá-los quando mais pessoas estiverem online, utilizando as palavras-chave certas e imagens cativantes. Você pode até realizar concursos para ampliar seu alcance. Certifique-se de ativar os pins ricos (rich pins) e, com isso, incluir informações adicionais do produto.
7- Buyable Pins no Pinterest
Se você possui uma loja virtual no Shopify nos Estados Unidos, por exemplo, poderá levar seu marketing no Pinterest ao próximo nível, ativando os buyable pins. Essa opção facilita que os pinners comprem produtos visualizados no Pinterest, enquanto ajuda os lojistas a vender mais.
Caso atenda as exigências de qualificação, você poderá ativar os buyable pins ao adicionar o canal do Pinterest à sua loja online no Shopify. Assim que ele estiver configurado, todos os seus pins de produto incluirão um botão comprar – independentemente de quem fizer o pin.
8- Públicos personalizados do Facebook
Bilhões de pessoas estão no Facebook, e, como plataforma de publicidade, ele oferece opções bastante segmentadas para a divulgação de anúncios pagos. Uma delas são os públicos personalizados.
A partir dos públicos personalizados do Facebook, você pode anunciar para seus assinantes de e-mail ou visitantes do seu site. Esses anúncios tendem a ser muito eficientes, pois você conhece mais sobre seu público segmentado, podendo personalizar seu anúncio de acordo.
9- Seção de Compras no Facebook
Você pode potencializar seu marketing no Facebook ao adicionar uma seção de compras à página do seu perfil. Essa opção facilita a compra dos seus produtos pelas pessoas que os descobrirem no Facebook.
Em algumas plataformas de e-commerce, é possível adicionar o Facebook como canal de compras. Será possível criar sua própria seção de compras na sua página do Facebook, na qual os fãs poderão conhecer seus produtos, conferir fotos e clicar no botão comprar para fazer aquisições.
10- Botão Comprar no Twitter
Semelhante à seção de compras do Facebook e aos buyable pins, o botão comprar no Twitter facilita para que os usuários comprem produtos descobertos na plataforma. Quando ativado, qualquer produto na sua loja virtual incluirá um botão comprar assim que compartilhado no Twitter – mesmo que o compartilhamento tenha sido feito anteriormente.
Atualmente, o botão comprar no Twitter está disponível somente para lojistas e clientes nos Estados Unidos.
11- Uncrate
O Uncrate é um site de curadoria de produtos com uma enorme e fiel legião de seguidores. As pessoas que frequentam o Uncrate não apenas gostam de conferir produtos bacanas, como também adoram comprá-los. Destacar seu produto no Uncrate pode gerar vendas significativas e futuramente levar a outras oportunidades de cobertura da imprensa.
Não é fácil ser destacado no Uncrate. Não existe um processo formal, mas uma coisa é certa: para obter êxito, seu produto deve ser bacana. Algumas empresas são descobertas pelo Uncrate, mas outras obtiveram sucesso após entrar em contato para contar sobre seus produtos ou até mesmo enviar amostras.
12- Marketing de Indicação
O marketing de indicação, também conhecido como marketing boca a boca, é um dos métodos mais antigos de marketing existentes. Ele basicamente trata de fazer com que outras pessoas falem sobre seu produto de forma a gerar conhecimento e vendas.
Nos dias atuais, é possível utilizar a web para gerar ainda mais marketing de indicação. Ela não apenas permite que você alcance mais pessoas, como também facilita para que mais indivíduos compartilhem seu conteúdo – e também para que você monitore todo o impacto.
13- Contato com Bloggers
Uma das partes mais difíceis do lançamento de uma nova empresa é divulgar um produto sem contar com um público. Se você ainda não tiver sua própria comunidade, terá que pagar para gerar tráfego ao seu site ou aproveitar o público de outra pessoa, até que você possua seus próprios seguidores.
O contato com bloggers é uma ótima forma de criar prestígio para seu produto e ficar à frente de compradores interessados. Peça para que bloggers confiáveis destaquem ou avaliem seu produto. Se eles possuírem um público engajado que confie em suas opiniões, isso poderá gerar muito tráfego e vendas.
14- Anúncios no Reddit
Embora a maioria das empresas não utilize anúncios no Reddit, eles podem ser bastante eficazes. Na verdade, às vezes, as redes de publicidade menos utilizadas são as mais rentáveis, pois o custo é mais baixo e há mais oportunidades para se destacar.
Tente fazer anúncios no Reddit para promover seu produto. Você pode criar um post patrocinado em subreddits relacionados ao seu negócio. Utilize-o para falar sobre seu produto e oferecer um desconto. O principal é garantir que ele combine bem com os outros posts do subreddit.
15- Loja Pop-Up
Se o seu negócio for online, você não precisa abrir uma loja de varejo para aproveitar os benefícios das vendas pessoais. Ao invés disso, você pode abrir uma loja pop-up (temporária). É provável que na sua cidade haja algum espaço ocioso que adoraria sua presença por uma semana – ou até mesmo apenas por um final de semana – para abrir sua loja.
Abrir uma loja pop-up irá ajudá-lo a criar exclusividade em torno dos seus produtos, obter cobertura da mídia local, aproveitar as vendas sazonais, descarregar o estoque antigo e conversar pessoalmente com seus clientes, para conhecê-los melhor.
16- Blog
A prática do blogging é uma ótima maneira de promover sua loja virtual. Quando feito com qualidade, o blogging pode ser uma forma eficiente de gerar tráfego e promover o estilo de vida dos seus produtos. De fato, um estudo feito pelo Hubspot descobriu que, quanto mais você utiliza o blog, mais tráfego seu site recebe.
Utilize seu próprio blog para gerar tráfego e promover seus produtos. Quando feito de forma eficaz, o blogging gera tráfego a partir de motores de busca, atrai clientes e chama a atenção da mídia e de bloggers famosos que podem escrever sobre você.
Leia também: Como criar um blog de sucesso para o seu e-commerce
17- Instagram
O Instagram possui mais de 400 milhões de usuários ativos, e seu foco no visual é perfeito para promover produtos. Metade desses usuários está diariamente no Instagram. Qualquer marca faria muito bem ao divulgar seus produtos nessa plataforma.
Existem diversas formas de utilizar o Instagram para promover sua loja online. Você pode compartilhar imagens cativantes dos seus produtos, compartilhar um vídeo em stop motion de um dos seus produtos em ação, realizar um concurso ou entrar em contato com perfis influentes no Instagram para pedir-lhes que compartilhem seu produto.
18- YouTube
Em 2014, o YouTube se tornou o segundo maior mecanismo de busca, atrás do Google. Além disso, os vídeos do YouTube podem ficar ranqueados em motores de busca tradicionais como o Google. Isso significa uma incrível oportunidade de tráfego.
Você não precisa criar um vídeo viral para obter resultados no YouTube. É possível promover seus produtos a partir de vídeos interessantes ou prestativos. Muitas pessoas podem atualmente estar buscando seus produtos ou sua marca no YouTube. Ao criar um canal de marca, com seus próprios vídeos, você pode controlar a narrativa.
19- Vine
Embora o Vine não esteja tão na moda como costumava, ele ainda é uma plataforma bastante utilizada. Em agosto de 2015, existiam mais de 200 milhões de usuários ativos. Essa plataforma única permite aos donos de smartphones criar e visualizar vídeos de seis segundos. Ainda existem muitas oportunidades para as marcas promoverem seus produtos na plataforma.
Uma forma de fazer isso é criar seus próprios vídeos exibindo seu produto, realizar um concurso ou engajar os clientes de alguma outra forma. Outra solução é entrar em contato com usuários populares do Vine e ver se eles podem promover seu produto.
20- Faça um Concurso
Os concursos são uma forma simples e acessível de levar sua marca à frente de muitas pessoas. Ao distribuir seu produto, você pode garantir que seu concurso chegue às pessoas certas: clientes em potencial.
No entanto, muitos concursos fracassam. Existem alguns erros fundamentais a se evitar ao realizar um concurso para promover sua empresa. Certifique-se de que a plataforma, o timing, a mensagem e as etapas que as pessoas devem atravessar para participar do seu concurso sejam muito bem pensados.
Produtos não são vendidos por conta própria. Felizmente, existem diversas maneiras de promover um produto da sua loja virtual. Encontre aquela que você mais gostar na lista acima e acesse o link para saber como colocá-la em prática!
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