O logotipo é o elemento mais importante de uma empresa e não é por acaso que costuma ser pensado antes mesmo da empresa existir formalmente. Quando criado por um profissional de talento ele se transforma em orgulho para a empresa e representa sua arma mais poderosa.
Infelizmente não existe uma receita pronta para a criação de um logo de sucesso e constantemente nos deparamos com criações de qualidade questionável (até mesmo para as empresas líderes em seus segmentos).
A criação de um logo exige muito mais do que o domínio do Illustrator, CorelDRAW ou Photoshop. Pensando nisto, preparamos algumas dicas que consideramos essenciais para que você crie trabalhos eficazes e que se tornem referência de estilo e criatividade.
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1- Crie sua lógica de trabalho
Pessoas organizadas são normalmente as que menos se estressam. Ter uma lógica de trabalho eficiente é algo que não se aprende na faculdade. Cada pessoa possui uma sistemática de trabalho própria.
No entanto, alguns pontos são comuns para a grande maioria dos designers.
» Briefing. Conversar com o cliente e tentar extrair o máximo de informações possíveis sobre o projeto é algo crucial para um resultado final que supere as expectativas.
» Pesquisar e buscar inspiração. Designers costumam se transformar em pessoas bastante cultas ao longo da carreira, pois para cada trabalho é necessário adquirir conhecimentos sobre os diferentes segmentos de empresas, o público alvo, os logos existentes e assim por diante.
» Brainstorm. Para que as ideias se aproximem do que o cliente deseja, é interessante realizar brainstorms e testar as inúmeras possibilidades de combinação.
» Esboço. O bom e velho lápis é papel serão seus grandes companheiros, já que a realização de esboços ajuda bastante no processo de criação.
» Desenvolvimento. Chegou a hora de sentar em frente ao computador abrir o Illustrator ou Corel e materializar suas ideias em vetores.
» Enviar para o cliente. A questão do envio varia muito de designer para designer, alguns preferem enviar entre cinco a dez modelos para que um seja escolhido, outros optam por enviar apenas uma versão com o conceito aplicado e reformular conforme sugestões do cliente.
» Realizar alterações. Hora de adicionar as modificações sugeridas pelo cliente, ou modificar completamente o projeto.
» Enviar o trabalho. Esta deve ser a parte em que cliente e designer costumam respirar aliviados e satisfeitos depois de muita conversa e trabalho duro.
2- Utilize as cores de forma adequada
Quando o assunto é escolha das cores, a maioria dos designers costuma utilizar a sensibilidade adquirida na carreira e referências de trabalhos de outros colegas de profissão.
Mas existem alguns conceitos básicos que ajudarão bastante durante o projeto:
» Não utilize cores gritantes, pois costumam chamar mais a atenção e quebrar a harmonia da composição.
» Prefira cores próximas uma das outras na palheta de cores.
» Evite utilizar muitas cores em seu logo, existem marcas que se tornaram célebres apenas utilizando uma cor.
» Tenha em mente que as cores possuem grande influência psicológica e evocam sentimentos que devem estar de acordo com o objetivo da marca.
» E finalmente, mas não definitivamente, busque evitar o trivial e aja com certa liberdade e transgressão, (caso o trabalho possibilite isto).
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3- Pegue leve nos efeitos
É tentador não utilizar todas as opções que os softwares para criação oferecem. É natural você querer mostrar para as pessoas que domina diferentes técnicas de efeitos, mas tenha cautela.
Uma dica que deve te acompanhar sempre que um trabalho de logotipo surgir, é que seu logo deve funcionar na maneira mais simplificada, em preto.
Grandes partes dos designers preferem criar seus vetores primeiro em preto e depois aplicam as cores e efeitos.
4- Priorize o equilíbrio e simplicidade
Os logos mais famosos do mundo são reconhecidos por sua simplicidade e equilíbrio. Assim, priorizar estas características em seus trabalhos será fundamental para seu sucesso.
Lembre-se que nosso cérebro costuma dar preferência para características como coerência e harmonia. Um logo equilibrado será agradável ao olhar e atraente para a maioria das pessoas.
Claro que existe a possibilidade do objetivo da empresa ser o contrário, ou seja, brincar com a incoerência e o desequilíbrio.
5- Conheça a empresa
Conhecer bem uma empresa, seus concorrentes e o padrão das identidades visuais existentes, ajuda bastante. Os logos costumam seguir um padrão de estilo para cada tipo de segmento.
Por exemplo, logos para web são simplificados para se adequar ao tamanho reduzido. Assim, buscar informações sobre o cliente e a marca ajudam a agilizar o processo de criação.
6- Teste os tamanhos possíveis
Os tamanhos dos logos variam muito, e estão relacionados com as aplicações da marca. Sabemos que o logo possui uma boa aparência se for legível em todos os tamanhos.
Se ele perder definição quando for reduzido para envelopes, por exemplo, ou prejudicar suas características visuais em formatos maiores (como outdoors) é melhor repensar seu conceito.
7- Escolha fontes adequadas
Escolher a fonte ideal para um logo é algo que preocupa muitos designers. Não existe uma regra geral para a escolha de fontes. Ela normalmente está relacionada com o conhecimento e sensibilidade do profissional.
Uma dica é evitar as fontes mais utilizadas, pois podem fazer seu projeto parecer amador.
Não use mais de duas fontes em um logo, pois poderá parecer confuso. Confira e teste se a fonte é legível em diferentes formatos.
Caso encontre muita dificuldade na escolha, quem sabe não é interessante criar uma fonte personalizada?
8- Teste o reconhecimento do logo
Um logo atingiu seu objetivo se mesmo invertido, de lado, simplificado ou em preto e branco, não for alterada sua capacidade de reconhecimento.
Assim, antes de enviar para o cliente, teste seu logo em diferentes posições e perceba se a marca continua sendo reconhecida.
9- Seja original
Por mais tentador que possa parecer, jamais copie o trabalho de alguém. Isto não somente coloca em cheque seu talento e criatividade, como também poderá te trazer problemas com a lei.
No entanto, não é ilegal se inspirar em logos de sucesso e atualmente existem muitos sites que oferecem esta possibilidade.
O Croove possui um banco de logos que pode ser acessado a qualquer momento para sua inspiração.
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10- Seja você!
Por mais que este conselho possa parecer clichê, ter personalidade e buscar uma identidade para seus trabalhos é crucial. Assim como nas artes plásticas, em que o artista é reconhecido por seu estilo e originalidade, no design isto também se aplica.
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Certamente se você escolheu a profissão de designer é porque sabe que tem um potencial que deve ser compartilhado com um grande número de pessoas.
Não permita que sua criatividade e identidade sejam prejudicadas por comodismos ou imposições externas. Afinal de contas a grande satisfação em um trabalho é perceber que ele tem a sua identidade e personalidade, o que não tem preço!
Publicação original do Croove.com.br