Como otimizar a descrição de produto na loja virtual? Possuir conteúdo único – sem cópias ou republicações de outros sites, colocar as especificações técnicas, ser criativo, otimizar visando SEO, detalhar ao máximo e com objetividade são algumas dicas básicas (até mesmo obrigatórias) que deve seguir caso queira que a descrição de seu produto tenha um alcance máximo de conversões.
No entanto, em uma web 2.0 tão evoluída e com um número crescente de players no comércio eletrônico brasileiro, são necessários diferenciais que garantam um índice de qualidade maior. Quando falo deste, não somente abordo os aspectos envolvidos em search engines ou Marketing Digital – falo de modo holístico, levando em conta todas as interfaces de seu sistema.
Levando essas premissas em consideração, listo quatro avanços que, aplicados de forma correta e coerente ao nicho de sua atuação, resultam em maior conversão:
1 – Promova Seu Produto.
Promover não é somente oferecer condições especiais para os clientes como frete grátis, descontos casuais ou outras formas de bonificação. No sentido literal da palavra, a promoção se dá por descrever os benefícios, como o produto realmente vai acrescentar bem-estar e satisfação a vida do consumidor ao ser adquirido. De nada adianta uma descrição seca e óbvia, por mais original e completa que seja.
Sua promoção tem o objetivo de tornar a experiencia do cliente em evento único ao ler uma descrição que vá de encontro com seus anseios e expectativas ao clicar em seu produto.
Seu público-alvo exige uma demanda de qualidade única – esta que varia de acordo com seu nicho de atuação. Do mesmo jeito que outros fatores como a segurança, confiabilidade, atendimento e logística contam para a avaliação, uma linguagem que fale diretamente com seus clientes faz com que o investimento em seu produto seja algo realizador.
2 – Especificações técnicas que realmente fazem a diferença.
É muito importante que as especificações do produto reforcem seu diferencial em uma boa descrição. Como estamos em uma loja virtual, a única experiência de contato real que o cliente terá com o produto será a partir do momento em que este chegar em suas mãos.
As características não podem ser somente dados em uma tabela ou bullets ao fim da apresentação com a finalidade de expor quesitos técnicos como na imagem que segue.
A unicidade do produto em suas características é um dos principais contribuintes para a aquisição do mesmo. Nós, como consumidores, procuramos avaliar todas as minuciosidades acerca dos quesitos técnicos, ainda mais quando buscamos eletrônicos, eletrodomésticos, móveis e outros cujo diferencial reside nestes.
Não é necessário uma extensa tabela ou “bulletização” para expor tudo o que produto traz consigo de benefícios, mas desde que aloques e congregue as informações relevantes com os benefícios de uso do mesmo, a experiência do consumidor passa a ser mais rica.
3 – Garantias, contato com o SAC e com o SAC de Fornecedores devem estar explícitos.
Apesar de possuir as políticas ditadas no rodapé e os meios de contato com seu serviço de atendimento ao consumidor de fácil visibilidade aos clientes, reforçar o telefone de contato com seu SAC e o telefone para contato com o fornecedor em todos os produtos é uma consideração que aumenta a segurança para o cliente em caso de trocas, devoluções e dúvidas acerca destas questões e outras.
Algumas grandes operações como Americanas e Submarino possuem em grande maioria das tabelas de especificações de seus produtos tais informações. Isso facilita para o departamento de atendimento com a eliminação de dúvidas sobre os fornecedores e garantias dispostas por estes.
Muito interessante também é colocar junto a descrição do produto, uma breve história de seu fornecedor – suas origens, há quantos anos atua no mercado, qual sua estrutura atual (não digo física, mas sim de alcance) e outros itens que asseguram a confiabilidade e qualidade do mesmo. Além de passar maior crédito ao consumidor, fortalece a sua relação B2B.
4 – Utilize-se de “extra features” para enriquecer a descrição de produto.
Caso venda calçados e/ou roupas, utilize uma tabela de tamanhos. Se sua operação é uma pet shop, indique com um feature para qual tamanho de cãozinho ou gato a ração é indicada. Se és especializado em vender cases para Iphone, indique através de um feature para qual modelo o produto é indicado.
Voce não necessariamente precisa ter toda a estrutura para tal como a Netshoes, mas pode criar algo que sirva multifuncionalmente: tira qualquer dúvida que o cliente tenha a respeito do produto apresentado e indica qual a melhor opção dentro de tamanho, material ou outros quesitos comparáveis, uma vez que tais features reforçam o conteúdo apresentado.
3 Comments
Pingback: O Atendimento no Chat Online acompanhou a evolução de sua estrutura?
Caramba, que show hein! Nem é em qualquer lugar que se acha conte?do ”timo como o Seu.
Obrigado de Teu artigo, acabei de incluir Teu website nos meus favoritos.
🙂 https://Namoroagora.Com.br/frases-da-conquista/
Obrigado pelas dicas. Realmente olhando esses aspectos a descrição dos produtos em meu site está bem pobre. Valeu mesmo, vou começar as mudanças hoje mesmo.